Carregando...

Opinião

(Léo Fontes / 98 Live)

Na última semana, fui surpreendido com um vídeo da vereadora Duda Salabert no qual ela pede assinaturas em um abaixo assinado pelo tombamento estadual da Serra do Curral. Segundo ela, esta seria a única forma de salvar a citada serra de graves supostas consequências da mineração que iriam desde a redução de água disponível na cidade até tempestade de poeira tóxica que chegaria ao centro da cidade.

Infelizmente, o que a vereadora busca é a politizacão da Serra do Curral. Ocorre que qualquer atividade minerária somente poderia ser desenvolvida ali após a obtenção de um licenciamento ambiental.

Aqui não defendo a mineração do local, mas sim o respeito ao processo técnico de licenciamento ambiental. É ele quem dirá se os impactos ambientais são controlados a ponto de que o empreendimento apresente conformidade e sustentabilidade. É assim que deve ser. os técnicos devem avaliar a proposta e, através da ciência, autorizarem ou não uma atividade. Não se deve impedir a mineração politicamente, como quer a vereadora! 

Por todo o período da pandemia, temos sido lembrados da importância primordial de ouvirmos os especialistas, e não politizar questões com tantos pormenores científicos.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais