Carregando...

Opinião

Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil

Não vou levar plaquinha “Viva o SUS” quando for vacinado

O que leva milhões de pessoas a agradecerem por não ter escolha?

Por Antônio Claret Jr.

Desde o início da vacinação no Brasil, é comum vermos cidadãos tirando fotos com uma placa com os dizeres “Viva o SUS” durante o momento em que são vacinados. Toda vez que vejo esta imagem, me pergunto o que leva uma pessoa a aclamar um sistema ineficiente e que só está provendo aquela vacina por monopólio, uma vez que não há opção de ser vacinado por outro caminho no Brasil.

Faria muito sentido a ovação caso todos estivéssemos em busca da vacina mas, somente o SUS, em suposta força e eficiência, conseguisse nos fornecer a mesma. Ora, ele só nos oferta a vacina por ter o monopólio legal de oferecer a mesma neste país. 

Vamos pensar em um outro serviço ou produto? Quando você está feliz em uma festa de aniversário, cheia de música e luzes, por acaso sobe o grito “Viva a Cemig”? Você tem opção ou ela possui o monopólio? E quando mata sua sede você pensa “Viva a Copasa”? Pior: Quando você enche o tanque do seu carro, por acaso comenta com o frentista “Viva a Petrobras”, praticamente a única refinadora no país? 

O brasileiro quer eficiência e preço baixo. Isso vale para qualquer serviço. Se há concorrência, ele avalia a qualidade e o preço e faz sua escolha. Assim funciona quando vai contratar um serviço de telefonia celular ou internet. Quem não conhece a famosa disputa entre clientes de aparelhos que utilizam sistema Android ou IOS? Esse papo sempre surge nas conversas de boteco. Os aparelhos Apple utilizem IOS e outros, como Samsung, utilizam Android. Faz sentido você publicar nas suas redes sociais alguma vantagem da Apple e escrever #TeamIOS ou vice versa. 

Agora, fica a pergunta: Faz sentido louvar e exaltar um serviço monopolizado sobre o qual você não tem escolha? Pior: A grande maioria das pessoas que está sendo vacinada possui plano de saúde e, quando precisam de atendimento, preferem este ao SUS. Assim, a famosa plaquinha se torna uma verdadeira hipocrisia. 

A concorrência traz eficiência e melhores condições aos usuários. Jamais aplauda um monopólio. No máximo, diga que tem feito bem sua obrigação. 



*Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais