Carregando...

Opinião

Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Três dicas para investir

Notícias

Samuel Barbi

Especialista em economia, entra ao ar às segundas-feiras com a coluna MundoZFundos, no RádioCast 98


Muita gente evita o mundo dos investimentos com o seguinte pensamento: Se eu posso morrer amanhã, vou investir pra que?”

Pense em quantas pessoas existem perto de você com mais de 60 anos e que sofrem com dificuldades financeiras. Agora imagine quantas pessoas foram embora deste mundo antes dessa idade, mas tendo aproveitado cada centavo que ganharam.

Qual dos o cenário mais provável? Acredite, você viverá bastante tempo e precisará de recursos para isso, camarada! Vou te dar três razões para investir:

Dignidade na melhor idade

A expectativa de vida média do brasileiro em 2020 (IBGE) foi de 75 anos. A idade mínima (geral, salvo exceções) para aposentadoria é de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres. Com base nessa média, muito provavelmente você deve viver, no mínimo, entre 10 e 13 anos além de sua aposentadoria. Confiar no governo e no INSS pode ser um grande perigo, vamos explorar melhor esse ponto em outros textos.

Aproveitar boas oportunidades

Dizem que cavalo selado não passa duas vezes”. Ter dinheiro em caixa/investimentos ajuda a aproveitar oportunidades e acelerar seu processo de liberdade financeira. Afinal, “dinheiro chama mais dinheiro”.

 A própria liberdade

Quando se investe, corre-se o ótimo risco de conseguir gerar renda sem ter que estar trabalhando o tempo todo. E isso pode acontecer muito antes da sua própria aposentadoria. O que você faria se tivesse seu salário/renda caindo todo mês, mas sem ter que trabalhar? Realizar esse sonho é possível por meio dos investimentos.

E para você, qual a principal razão para investir?

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais