Polícia

  1. Notícias
  2. Polícia
  3. Operação do MP desarticula esquema milionário no setor de sucatas em MG
Imagem: Reprodução / MPMG

Operação do MP desarticula esquema milionário no setor de sucatas em MG

Segunda fase da Operação Sinergia foi deflagrada nesta terça-feira no estado; mandados também foram cumpridos em São Paulo


Por Lucas Rage

O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a 2ª fase da Operação Sinergia, que combate fraudes tributárias no ramo de metais e sucatas no Sul de Minas Gerais e em São Paulo.

Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em Minas Gerais (Guaxupé) e em São Paulo (São Paulo, Jundiaí e Guararema). 

O suposto esquema pode ter causado prejuízo de cerca de 300 milhões de reais aos cofres públicos, em razão do não recolhimento do ICMS devido pelos beneficiários. Apenas nos anos de 2020 e 2021, uma empresa de Andradas, utilizada para a prática dos crimes, apresentou movimento contábil superior a 1 bilhão de reais, sem realizar atividades empresariais compatíveis com esse valor.

Segundo apurado nas investigações, essa empresa estaria simulando a aquisição de mercadorias provenientes de outros estados, especialmente Mato Grosso e Maranhão, com o objetivo de obter créditos tributários de forma ilícita e um estoque fictício de mercadorias. 

A partir daí, mediante pagamento de comissões, a empresa de Andradas prestava serviços ilícitos para empresas que atuam no mercado com o objetivo de acobertar a entrada de mercadorias sem procedência, bem como acobertar a saída das mercadorias para evitar o pagamento de ICMS.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais