Carregando...

Política

Imagem: Divulgação/Cemig

Após paralisação, TCE autoriza que Cemig continue processo de venda da Taesa

No início do mês, o TCE-MG notificou a empresa mineira para que o procedimento fosse paralisado até que o corpo técnico da Corte pudesse analisar a documentação da venda

Notícias

Lucas Ragazzi

Jornalista dos programas Central 98 e 98 Talks, especialista em política


O conselheiro Mauri Torres, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), e relator do pedido de liminar que pedia a suspensão da venda da Taesa pela Cemig, indeferiu o pedido e, assim, autorizou que a estatal mineira possa dar continuidade ao processo de venda. A decisão de Mauri Torres foi publicada no final da tarde desta sexta-feira (30).

No início de julho, o TCE havia determinado que a venda fosse paralisada até que o corpo técnico do tribunal analisasse a documentação do processo. Agora, embasado com os estudos da Corte, Torres autorizou a sequência da venda.

O foco do questionamento era que a Cemig, supostamente, estaria tentando fazer a venda da Taesa de qualquer jeito, sem estudos técnicos. Ao TCE, a Cemig enviou documentações mostrando que existem estudos sobre a eventual alienação da subsidiária desde 2019.

A Cemig já se manifestou por meio de posicionamentos oficiais que busca alternativas para alienar as ações da Taesa, "por meio de um leilão público na B3 aberto à ampla participação de investidores". Ou seja, a empresa afirma se tratar de um processo concorrencial.

A venda da Taesa é um dos principais pontos levantados para a abertura da CPI da Cemig, na ALMG, que tem sua primeira reunião na próxima segunda-feira (2).

A participação da Cemig na Taesa é de 21,6% do capital social. O deputado Professor Cleiton (PSB), primeiro signatário do pedido de abertura da CPI na ALMG, tem afirmado que o procedimento da estatal é irregular e suspeito, uma vez que a principal empresa interessada no negócio, a colom Isa, já foi dirigida pelo atual chefe da Cemig, Reynaldo Passanezi.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais