Em busca de uma vaga como vereador em alguma Câmara ou até em prefeituras pelo Brasil, vários ex-integrantes do reality show Big Brother Brasil tentaram a sorte nas urnas. A maioria, porém, não conseguiu transformar a fama do programa global em uma boa votação.
É esse o caso de Babu Santana, que não foi eleito vereador no Rio de Janeiro. Ele recebeu apenas 5.305 votos e ficou entre os suplentes do PSOL na cidade.
Solange Vega, lembrada até hoje por cantar uma versão muito peculiar da música “We Are The World”, de Michael Jackson, no BBB de 2004, também tentou uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo PDT. Ela conquistou apenas 111 votos e não foi eleita.
A campeã do BBB de 2006, Maria Nilza Viana dos Santos, mais conhecida como Mara, também não se elegeu. Ela concorria ao cargo de vice-prefeita na chapa de Luigi Rotunno (PSDB) em Porto Seguro, na Bahia, mas o candidato recebeu apenas 14,23% dos votos. Na cidade, Jânio Natal (PL) foi eleito com 53,94%.
O único ex-BBB bem sucedido nas eleições de 2024 foi Adrilles Jorge. Participante do BBB 15, ele se elegeu vereador em São Paulo pelo União Brasil, com 25.038 votos. Em 2022, o jornalista natural de Campos Gerais, em Minas Gerais, tentou ser deputado federal, mas não se elegeu.