Carregando...

Política

CGU põe MG em 1º lugar na transparência pública e BH como 2ª pior entre capitais

Controladoria fez um levantamento em todas as cidades do país com mais de 50 mil habitantes e em todos os Estados

Por Da Redação

Um levantamento nacional feito pela Controladoria Geral da União (CGU), divulgado na semana passada, colocou o governo de Minas Gerais como líder de transparência entre os Estados e a Prefeitura de Belo Horizonte como a segunda pior entre as capitais. A capital mineira só ficou com nota melhor que Natal, no Rio Grande do Norte.

A CGU fez um levantamento em todas as cidades do país com mais de 50 mil habitantes e em todos os Estados. A média nacional entre as cidades é de nota 6,8, e das capitais, 8,3. Belo Horizonte registrou nota 6,1.

Segundo o levantamento da CGU. Belo Horizonte mostrou deficiências na divulgação de informações públicas, como relatórios de licitações, empenhos e falta de respostas no Sistema de Informações do Cidadão. Em nota, a prefeitura afirmou que irá questionar a CGU e não concorda com o resultado final do levantamento. A resposta completa da prefeitura você acessa pelo link no final da matéria.

Apesar da nota baixa na capital, entre os Estados, Minas Gerais se destacou na mesma pesquisa e obteve nota máxima nos critérios, ficando na primeira posição ao lado de Ceará e Espirito Santo.

Segundo o levantamento feito pela CGU, o Estado disponibilizou de forma pública, inclusive pela internet, acesso a documentos e informações públicas, o que resultado na nota máxima.

Confira a matéria completa e mais informações sobre o levantamento da CGU clicando AQUI.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais