A Comissão Especial da Assembleia Legislativa aprovou o parecer para derrubar, na tarde desta segunda-feira (11), o veto parcial do governador Romeu Zema à proposta de reajuste salarial dos servidores estaduais.
Parlamentares acompanharam o parecer do relator, deputado Sávio Souza Cruz , e impediram que Zema vetasse a proposta que dá mais do que os 10,06% previstos para os servidores de Minas.
Foram 4 votos favoráveis e 1 contrário dos deputados. Foi contrário à derrubada o deputado Guilherme da Cunha (Novo). O texto segue amanhã para o plenário da Casa. São necessários os votos de 39 deputados (maioria simples) para a derrubada do veto do governador Romeu Zema.
Hoje, pela manhã, Romeu Zema foi ao Twitter para tratar sobre o tema. Pelo microblog, o governador reiterou que MG está “no limite” e afirmou que preferiria não ser eleito do que quebrar o que preconiza a Lei do Regime de Recuperação Fiscal do Estado.
“Seria vantajoso eleitoralmente pra mim dar aumentos superiores à todas as categorias. Porém, nosso Estado ainda tem uma enorme dívida e hoje respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o chefe do Executivo, pela rede social.
A questão é uma queda de braço entre o Legislativo e o Executivo Estadual, e coloca os chefes das forças de segurança em uma saia justa. Em coletiva com o governador, realizada há duas semanas, comandantes das Forças de Segurança conclamaram que os servidores voltassem à ativa.