Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Congresso analisa hoje vetos de Lula; base tenta frear votação
Imagem: Geraldo Magela / Agência Senado

Congresso analisa hoje vetos de Lula; base tenta frear votação

Saidinha de presos e emendas de comissões integram pauta, que eleva tensões entre o presidente e o Congresso Nacional


Por Lucas Rage

O Congresso Nacional avalia, nesta quarta-feira (24), 32 vetos do presidente Lula a propostas aprovadas pelo Legislativo. 

Líderes da base tentam frear a sessão, que está prevista para acontecer a partir das 19h. Apreciação dos vetos acontece em meio a mais um episódio de tensão entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira

Entre os vetos de Lula, está o corte de R$ 5,6 bilhões em emendas indicadas por comissões do Congresso - que não são de execução obrigatória. O governo afirmou que aceita recompor um valor menor para as emendas, de cerca de R$ 3 bilhões.

O veto ao fim da “saidinha” de presos também é apreciado pela Casa. O fim da saidinha em feriados e datas comemorativas foi aprovado no Congresso, mas sofreu alterações por parte do governo — para presos em regime semiaberto e que não tenham cometido crime grave ou hediondo.

A taxação de apostas esportivas, flexibilização do registro de agrotóxicos, mudanças no Pé de Meia e na Política Nacional dos Atingidos por Barragens também integram a pauta de vetos desta quarta-feira.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais