Carregando...

Política

Imagem: Agência Senado / Divulgação

CPI da Covid: servidora que autorizou a compra da Covaxin é ouvida

O imunizante é o mais caro negociado pelo governo. O contrato foi firmado com a Precisa Medicamentos

Por Da redação

Será ouvida nesta terça-feira na CPI da Covid no Senado a servidora do Ministério da Saúde, Regina Célia. Ela era fiscal do contrato com a Bharat Biotech, empresa indiana que desenvolveu a vacina Covaxin, cujo processo de compra está sob suspeita. O imunizante é o mais caro negociado pelo Governo. 

A convocação da servidora aconteceu depois dos depoimentos dos irmãos, deputado Luis Miranda (DEM-DF) e do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda. Segundo eles, a fatura gerada para a compra trazia número menor de doses do que o combinado, determinação de pagamento antecipado e o nome de uma empresa intermediária que não constava no contrato. 

Afirmaram, ainda, que houve diversos tipos de pressão no Ministério da Saúde para liberar a aquisição da Covaxin, mesmo com os erros verificados na ordem de pagamento. Os senadores também vão verificar se a servidora foi indicada ao cargo no ministério pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), que deve depor à comissão. Barros, porém, negou que tenha indicado a servidora.

Quebra de sigilo

A CPI da Pandemia pode votar, antes do depoimento, a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático do deputado Ricardo Barros (PP-PR). O nome dele teria sido citado pelo presidente Jair Bolsonaro em um suposto esquema de corrupção para a compra da vacina Covaxin. A denúncia foi apresentada pelo deputado Luis Miranda.

A CPI pode votar ainda a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemática do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que se apresenta como representante comercial da empresa Davati Medical Supply, com sede nos Estados Unidos. Ele afirmou ter recebido um pedido de propina para a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais