O candidato do PL à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler, lidera em votos válidos na véspera da eleição do primeiro turno. Em pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado, ele aparece com 26%. Ele está tecnicamente empatado com o prefeito Fuad Noman (PSD), que tem 25%, e com Mauro Tramonte (Republicanos), com 23%.
Essa é a primeira vez que Engler aparece à frente de seus rivais na pesquisa Datafolha. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate triplo na disputa pela PBH. Na sequência do levantamento, estão Duda Salabert (PDT), com 10% e Gabriel Azevedo (MDB), com 8%. Eles são seguidos por Rogério Correia (PT), com 5% e Carlos Viana (Podemos), que aparece com 2%.
Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram na pesquisa.
Segundo turno
Nos cenários testados de segundo turno pelo Datafolha, Mauro Tramonte venceria Bruno Engler por 46% a 38%. Fuad também venceria Engler, por 46% a 40%. Em um eventual segundo turno entre Tramonte e Fuad, o prefeito de BH teria leve vantagem, de 43%, contra 41% do candidato do Republicanos.
Entenda a pesquisa
Os votos válidos são aqueles que excluem os brancos e nulos. É o mesmo índice que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usa para determinar o vencedor de cada eleição.
Contratada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela TV Globo, a pesquisa Datafolha realizou 1.674 entrevistas presenciais em BH, entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MG-05500/2024.