Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Destino final dos resíduos do Ceasa é tema de reunião esta tarde na prefeitura de Contagem
Imagem: Eugênio Sávio/Agência Minas

Destino final dos resíduos do Ceasa é tema de reunião esta tarde na prefeitura de Contagem

Comerciantes reclamam do acúmulo de lixo no entreposto


Por Hélcio Mendes Júnior

A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reúne hoje (22/4), às 14h, com representantes da Associação Comercial da Ceasa Minas (ACCeasa), para discutir questões relativas à destinação final adequada dos resíduos sólidos gerados no entreposto. A reunião será no gabinete da prefeita, na sede do Executivo Municipal.

No mês passado, comerciantes da Ceasa denunciaram que o entreposto, localizado em Contagem, estava sem recolhimento regular de lixo há algumas semanas. Em razão desse problema, havia lixo entulhado e espalhado por diferentes pontos da Ceasa.

De acordo com a diretoria da Ceasa, o problema começou após a prefeitura de Contagem, suspender o recebimento dos resíduos no aterro sanitário da cidade. Ainda segundo a Ceasa, o entreposto gera resíduo de, aproximadamente, 40 toneladas por dia, a maioria composta por lixo orgânico que estraga com facilidade e atrai animais como ratos, baratas e outros insetos. Por isso, um ou dois dias que em que o lixo deixa de ser recolhido, gera um problema muito grande.

A prefeitura de Contagem alega que o contrato com a Ceasa Minas foi suspenso, após algumas tentativas de sanar a questão dos resíduos sólidos que eram levados para aterro sanitário da cidade. De acordo com o executivo municipal, o recebimento dos resíduos foi suspenso pelo fato de a Ceasa não ter apresentado ao município o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que é um diagnóstico do que ela produz de resíduos e quais os serviços que estão chegando ao aterro sanitário.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais