Duda Salabert, candidata do PDT à Prefeitura de Belo Horizonte, pretende fazer modificações na forma como a cidade lida com o seu lixo caso seja eleita. Entrevistada nesta terça-feira (17) na série BH Que Queremos, da 98, Duda falou sobre a atuação da chamada "máfia do lixo" na capital mineira e como ela pretende enfrentar a questão.
"Tem um dado que eu acho importante, que BH não faz porque é refém da chamada máfia do lixo. Belo Horizonte recicla hoje 0,55% do seu resíduo. Nós não reciclamos nem 1% do lixo", disse a candidata.
Para impulsionar os números da reciclagem na capital, Duda propõe acabar com um contrato atualmente em vigor: "Porque existe um contrato criminoso, que esse sim nós vamos revogar, que obriga que Belo Horizonte aterre, por dia, 3.100 toneladas. Nós temos que enterrar, por dia, 3.100 toneladas de lixo, mas BH gera em média, por dia, 2.900 toneladas".
"Ou seja, nós temos que aterrar muito mais do que geramos e, se não fizer, pode inclusive pagar multa. Por isso que não avança a coleta seletiva. Por isso que não tem coleta seletiva no seu bairro: porque o contrato obriga a gente a enterrar o nosso lixo", concluiu a candidata.
O que isso muda?
Além da questão ambiental, o incentivo à coleta seletiva em BH é uma proposta da candidata do PDT para cuidar da população em situação de rua na capital. É que, segundo ela, a obrigatoriedade de aterrar um alto volume de lixo inviabiliza o uso de recursos para fortalecer a estrutura dos catadores de material reciclável.
"Grande parte dos catadores vieram de situação de rua e muitas das pessoas em situação de rua são catadores. A reciclagem, a economia circular, é um caminho inclusive para reciclar a estrutura social de Belo Horizonte e, nesse sentido, dar oportunidade e estrutura para as pessoas em situação de rua gerarem renda", concluiu a candidata.
Assista a entrevista completa abaixo:
BH que Queremos
A 98 realizou a série de sabatinas BH Que Queremos com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte e agora vai conversar com candidatos às prefeituras de cidades da região metropolitana. A ideia é que todos tenham a oportunidade de compartilhar propostas e soluções em saúde, educação, mobilidade e cultura para a capital mineira.
As sabatinas com os candidatos à PBH podem ser conferidas, na íntegra, no youtube.com/98Live