Carregando...

Política

Imagem: TSE / Divulgação

Eleições 2022: 58% não sabe em quem votar para presidente

Pesquisa revela alto índice de indecisos e abre portas para que uma terceira via chegue com força

Por Marcello Oliveira

A terceira rodada da pesquisa de intenção de voto da Genial Investimentos em parceria com a Quaest mostra um cenário indeciso nas eleições presidenciais de 2022, com 58% dos pesquisados sem saber em quem vão votar para presidente da República. Esta situação abre espaço para considerar uma terceira opção – além Lula e Bolsonaro -,para o Planalto.

Considerando um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, hoje o petista teria 55% dos votos totais no segundo turno, ante 30% do atual chefe do Executivo, totalizando 25 pontos porcentuais de distância.

Em agosto, a vantagem era menor, de 21 pontos porcentuais - Lula tinha 54% e Bolsonaro, 33%. Ou seja, o líder da pesquisa ampliou a vantagem, embora dentro da margem de erro, e o segundo colocado perdeu terreno.

A pesquisa também traz outros cenários de segundo turno. Em um enfrentamento entre Lula e Ciro Gomes (PDT), o petista teria 52% e o pedetista, 25%. Ciro, porém, venceria com 45% se o adversário fosse Bolsonaro, que soma 33% nesta hipótese.


Intenção de voto estimulada, quando são dados nomes aos entrevistados:

Lula 46%

Bolsonaro 26%

Ciro Gomes 8%

João Dória 6%

Rodrigo Pacheco 1%

Segundo turno estimulado:

Lula: 55%

Bolsonaro: 30%

Avaliação do Governo Jair Bolsonaro

Negativo: 48

Positivo: 24

Regular: 26

Foram ouvidos 2000 eleitores, com mais de 16 anos, entre os dias 26 e 29 de agosto, em 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.




Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais