Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Eleições 2024: saiba a ordem de votação nas urnas; referendo da nova bandeira pode causar confusão
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Eleições 2024: saiba a ordem de votação nas urnas; referendo da nova bandeira pode causar confusão

Além de decidir novos vereadores e prefeito no domingo (6), eleitores de BH também vão opinar sobre símbolo da cidade


Por Larissa Reis

Neste domingo (6), milhões de brasileiros irão às urnas para decidir quais serão os prefeitos e vereadores que tomarão posse em 2025. Em Belo Horizonte, o eleitor ainda terá que decidir por meio de um referendo popular se a capital mineira ganhará ou não uma nova bandeira. Mas, afinal, em que ordem isso tudo vai aparecer nas urnas?

Fica calmo, que a gente te explica! Primeiro, o eleitor deve escolher em qual vereador votar. São cinco números e depois de preencher com a sequência do candidato escolhido, basta apertar o botão verde para confirmar.

O eleitor pode, ainda, votar em branco ou anular o voto. Para isso, basta apertar o botão branco da urna ou, ainda, digitar uma sequência aleatória de números que não corresponda a nenhum candidato.

Em seguida, é a hora de escolher o prefeito. Basta digitar os dois números do candidato e confirmar. É sempre importante conferir se o nome e a foto que aparecem na urna correspondem ao candidato escolhido.

Por fim, chega a hora de votar no referendo da bandeira. O eleitor deverá apertar o botão “1” caso concorde com a mudança da bandeira e “2” caso não concorde. Também há a opção de votar em branco ou de apertar algum número diferente para anular o voto.

Nova bandeira de BH

O desenho da nova bandeira foi proposto pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo. Ela tem as cores verde, que representa a Serra do Curral, o azul, representando o céu, e um sol amarelo. 

A proposta consta no Projeto de Lei de autoria dos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos) e aprovado com 29 votos favoráveis e oito contrários na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Já a emenda dos vereadores Bruno Pedralva e Pedro Patrus, ambos do PT, determinou que o referendo fosse votado junto às eleições municipais de 2024.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais