Carregando...

Política

Eleitores de quatro cidades mineiras voltam às urnas no domingo

O segundo turno acontece Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba

Por João Henrique do Vale

Aproximadamente 1,3 milhões de eleitores mineiros voltam às urnas no próximo domingo para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em quatro cidades de Minas Gerais. O segundo turno acontece em Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Nesses municípios, nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos no 1º turno das Eleições 2020, por isso, será necessária uma nova votação, com os dois candidatos mais bem colocados em cada cidade disputando a preferência dos eleitores.

No 2º turno, a votação também será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para os eleitores a partir dos 60 anos. Outras regras do 1º turno continuam válidas, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção nos locais de votação, a recomendação de o eleitor levar sua própria caneta e ir votar sozinho e a não utilização da biometria para identificar os eleitores.

O eleitor desses quatro municípios que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar a ausência no próprio dia 29, no aplicativo e-Título. Quem não justificar no dia da votação e quem deixar de votar por outros motivos terá até 28 de janeiro de 2021 para fazer a justificativa.

Nesse período, a justificativa poderá ser feita no e-Título ou no sistema Justifica, e é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Os eleitores que não votarem e não justificarem ficarão em situação irregular perante a Justiça Eleitoral e precisarão pagar uma multa de R$3,51.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais