Carregando...

Política

Imagem: Divulgação/CMBH

Em ofício à prefeitura, vereador de BH pede antecipação da vacina para estudantes admitidos em intercâmbio

O pedido de Léo Burguês, que é líder do governo Kalil na Câmara de BH, foi feito após apelo de um grupo de estudantes

Notícias

Lucas Ragazzi

Jornalista dos programas Central 98 e 98 Talks, especialista em política


O vereador Léo Burguês (PSL) enviou, nesta quarta-feira (21), um ofício ao secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, pedindo a antecipação da vacinação contra o covid-19 para alunos que foram admitidos para estudar em universidades do exterior. O pedido do parlamentar, que é líder do governo Kalil na Câmara de BH, foi feito após apelo de um grupo de estudantes.

"Portanto, reitero o pedido de antecipação da vacinação dos estudantes relacionados na planilha anexa por se tratar de situação excepcional de relevante interesse público", mostra o ofício enviado pelo vereador.

No apelo feito pelos estudantes, em carta, a Léo Burguês, assinada por uma representante do movimento, Janini Santos, e pelo ex-presidente do PSL Jovem de Minas, Victor Lucchesi, argumenta-se que as universidades de fora do Brasil só aceitarão alunos que já estejam completamente imunizados contra a covid. "É provável que haverá a recepção somente de imigrantes brasileiros que estejam completamente vacinados (...) compreendemos ser esta uma chance única e um pedido excepcional, visto que se trata de uma oportunidade ímpar de desenvolvimento acadêmico". 

Pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), não há previsão de prioridade a estudantes admitidos em intercâmbios fora do Brasil. Os alunos seguiriam a ordem de vacinação por faixa etária.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que o ofício será respondido no prazo. "A Secretaria Municipal de Saúde segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde. Sendo assim, a imunização para públicos ainda não contemplados não está sendo autorizada no município, já que a vacinação está sendo feita por grupos prioritários e faixas etárias".

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais