A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será equipada com 18 câmeras de alta tecnologia para videomonitoramento. Anteriormente em teste na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), esses equipamentos, fornecidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), agora serão geridos pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que é responsável pela segurança no centro da capital.
Além das câmeras, a ABDI doará oito monitores e outros equipamentos necessários ao sistema de videomonitoramento para o Centro de Comando e Operações (CCO) da SSP-DF. Esses novos recursos, que incluem roteadores de alta conectividade, serão integrados ao Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal.
Na manhã desta terça-feira (23), o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, assinarão um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que permitirá o uso imediato das câmeras. As imagens capturadas serão monitoradas pela central da SSP-DF, com o objetivo de prevenir crimes e auxiliar em investigações.