Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Lula fala em correção de erros e anuncia fim das portarias "livres" para os ministérios
Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Lula fala em correção de erros e anuncia fim das portarias "livres" para os ministérios

Presidente afirmou que todas as portarias propostas pelos ministros passarão pela Casa Civil


Por Rafael Mendonça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a abertura da reunião desta segunda-feira (20), que o objetivo do governo ao longo de 2025 e 26 será corrigir os erros cometidos no dois últimos anos. O encontro, que acontece na Granja do Torto, em Brasília, também visa controlar os desgastes recentes principalmente após as polêmicas recentes envolvendo a fiscalização do pix e a alta na inflação dos alimentos.

Lula anunciou que, a partir de agora, os ministros não poderão fazer portarias sem passar pela Casa Civil

"De agora em diante, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para nós sem que essa portaria passe pela Presidência da República através da Casa Civil [...] Muitas vezes a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, alguém faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República" disse o presidente.

O chefe do executivo brasileiro reforçou que não é momento de "inventar" e 2025 será o ano de "colher" o que foi "plantado" durante os dois anos anteriores.

"Nem tudo o que foi anunciado já deu frutos [...] 2025 é ano da grande colheita de tudo o que nós prometemos para o povo brasileiro" afirmou Lula.

Após a fala do presidente, os ministros iniciaram as apresentações de suas pastas e as ações previstas para os meses seguintes.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais