Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Marcos Braz, Bebeto e mais: veja o desempenho de 'figurões' do esporte nas Eleições 2024
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Marcos Braz, Bebeto e mais: veja o desempenho de 'figurões' do esporte nas Eleições 2024


Por Larissa Reis

Ex-jogadores de futebol, dirigentes de clubes e ex-atletas da luta e do vôlei tentaram a sorte nas eleições deste ano pelo Brasil. Poucos deles, porém, conseguiram conquistar uma vaga nas câmaras e prefeituras de cidades espalhadas pelo país.

Marcos Braz (PL), vice-presidente de futebol do Flamengo, não se reelegeu como vereador no Rio de Janeiro. Ele conquistou 8.151 votos e não conseguiu garantir a cadeira na Câmara.

Também no Rio de Janeiro, Bebeto (PSD), ícone da conquista do tetra pela Seleção Brasileira de 1994, fracassou nas urnas. Mesmo com o apoio de grandes nomes do futebol, como Zico, ele conquistou apenas 8.125 votos e não foi eleito.

Das quadras para as eleições

Já a atleta do vôlei Tandara Caixeta (PL), de 35 anos, não se elegeu vereadora por São Paulo. Ela conseguiu 1.896 votos, o que não foi suficiente para conseguir uma vaga na Câmara. Ela está suspensa das quadras até 2025 depois de ser pega em um teste antidoping durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Outro nome do vôlei que esteve presente nas eleições foi Rodrigão (PSD). Ele se candidatou a vice-prefeito em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na chapa de Alberto Mourão (MDB), e foi eleito com 64,66% dos votos.

A ex-jogadora de basquete Kelly (Podemos), que foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2000, em Sydney, recebeu apenas 309 votos e também não foi eleita vereadora em São Paulo.

Saindo das quadras e indo ao ringue, o ex-lutador de UFC Felipe Sertanejo concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo pelo PL. Ele teve 14.607 votos, mas não foi eleito.

Ex-jogadores não se elegeram

Em Belo Horizonte, o ex-jogador Roberto Gaúcho (PP) recebeu 1.197 votos e não foi eleito. Ele jogou no Cruzeiro na década de 1990.

Dois ex-jogadores do Internacional também tentaram a sorte em Porto Alegre, mas não tiveram sucesso: Claiton (Republicanos) teve menos de 500 votos, enquanto o campeão do Campeonato Gaúcho Fabiano Souza (PSD) conquistou o apoio de mais de 700 eleitores.

Dois nomes do Bahia também disputaram vagas na Câmara Municipal de Salvador. O Beijoca do Bahia (Republicanos) teve apenas 668 votos, enquanto João Marcelo (PSD), recebeu 354. Os dois não foram eleitos.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais