Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. “Merecemos um prêmio maior", diz presidente da ALMG sobre entrega de estatais para amortizar dívidas do Estado
Imagem: tadeuzinho.com

“Merecemos um prêmio maior", diz presidente da ALMG sobre entrega de estatais para amortizar dívidas do Estado

Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, fala do Programa Juros por Educação e abatimento da dívida com a União


Por Erick Funes

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, quer um prêmio maior do que aquele proposto pelo Ministério da Fazenda aos Estados para o abatimento da dívida com a União

"Eu acredito que termos um prêmio maior na questão da amortização da dívida, ou seja, se o estado faz o sacrifício de entregar uma parte das suas estatais, algum percentual que seja, a gente entende que merecemos um prêmio maior. Quanto ao formato, nós temos que aguardar a discussão, mas eu entendo que aqueles estados que tiverem a oportunidade de amortizar, seja sacrificando parte de suas empresas, tem que ter um prêmio maior abatendo o principal da dívida", disse o presidente da ALMG.

Com isso, o governo Lula poderia tanto aumentar o limite de 20% quanto poderia adotar o desconto adicional de 50% proposto pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Na terça-feira, dia 26, o Governo Federal apresentou o programa "Juros por Educação", um pacto para reduzir os juros da dívida dos estados com a União. Em contrapartida, os estados devem aumentar as vagas para alunos no ensino médio técnico em suas redes de educação.

"Pelas minhas primeiras análises, não tenho dúvida que o que já foi exposto, mesmo de forma superficial, já é muito melhor do que a gente tinha na discussão do Regime de Recuperação Fiscal por um motivo simples: o Regime, no final dos 10 anos, nós teríamos uma dívida de R$ 210 milhões. Ná hipótese mais conservadora dessa ideia apresentada ontem, nos teremos, no final dos 10 anos, uma dívida de aproximadamente R$ 89 milhões", completou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais