Carregando...

Política

Imagem: Divulgação/FHA

MPF vai contra recurso e dá parecer favorável à cassação do prefeito de Ibirité

Segundo o documento, a investigação teria comprovado que o prefeito cometeu os crimes de abuso de poder econômico e fraude nas eleições de 2020, quando se reelegeu

Notícias

Lucas Ragazzi

Jornalista dos programas Central 98 e 98 Talks, especialista em política


O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer, nesta quarta-feira (25), contra o recurso do prefeito cassado de Ibirité, William Parreira (Avante), que buscava a anulação da decisão da Justiça Eleitoral no início de julho, que o cassou. Segundo o MPF Eleitoral, a investigação teria comprovado que o prefeito cometeu os crimes de abuso de poder econômico e fraude nas eleições de 2020, quando se reelegeu.

"Os impugnados utilizaram-se de diversos expedientes para a promoção de sua imagem e gestão, em claro desvio de finalidade dos atos administrativos. Conforme se viu, William Parreira e Paulo Telles não conseguiram demonstrar a necessidade da criação de linha de ônibus denominada 7070, bem como não explicaram as razões pelas quais o município concentrou as principais obras de infraestrutura no ano eleitoral e especialmente nos quatro meses anteriores às eleições. De igual maneira, os impugnados fizeram uso de recursos públicos para maciça divulgação de publicidade institucional, sem qualquer vinculação com o interesse público e com as orientações do art. 37,§1º da Constituição", mostra trecho do parecer do MPF.

A decisão da Justiça Eleitoral, em primeira instância, torna William Parreira e o seu vice, Paulo Telles, inelegíveis por oito anos. A juíza também pede que novas eleições sejam convocadas. O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Belmiro (Avante), deve assumir o comando da prefeitura de forma interina. Parreira recorreu. Ainda não há data para a publicação da nova decisão.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais