Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. "Não usei nada", diz vereador de Divinópolis que desmaiou em sessão na Câmara
Imagem: Reprodução da internet

"Não usei nada", diz vereador de Divinópolis que desmaiou em sessão na Câmara

Em entrevista à Rede 98, parlamentar conta que ficou nervoso ao saber que foi alvo de fake news que o acusava de ser a favor da ideologia de gênero


Por Marcello Oliveira

O vereador Diego Espino (PSL), que viralizou após desmaiar ao discursar no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, na região Central de Minas, nesta quinta-feira (28), conversou com a reportagem da Rede 98 sobre o episódio.

Espino é autor de um projeto de lei que pretende incluir o nome social de pessoas trans em crachás de identificação e o caso acabou se transformando em meme. Segundo o vereador, o projeto acabou sendo deturpado e ele foi colocado na arte como membro da comunidade LGBT.

O vídeo que viralizou, mostra o vereador visivelmente alterado enquanto discursava até que desmaiou. Por telefone, Diego Espino diz que não havia ingerido bebida alcoólica e nem substâncias ilícitas. “Eu não usei nada, não bebi nada, eu nem bebo nada, o que aconteceu é que a pressão subiu e quando me abaixei para pegar um papel, acabei desmaiando ao me levantar de uma vez”, destacou Espino. O vídeo foi publicado pelo próprio vereador em sua conta particular no instagram (@diegoespino) para justificar o projeto de lei.

Embora o parlamentar seja autor do projeto de lei em prol da comunidade LGBTQIA+, ele diz ser contra a ideologia de gênero. “Sou contra a ideologia de gênero, mas tenho amigos e colegas que são trans e essas pessoas merecem respeito e o direito de usar o nome social em documentos e crachás para se identificarem em empresas, no trabalho, no clube, na academia e em outros lugares”.

Sobre a montagem que fizeram com o parlamentar com uma bandeira do arco Iris ao fundo e informando que ele é a favor da ideologia de gênero, o vereador confirmou que não se sentiu confortável. “Eu não levei na esportiva, pois é uma mentira, esse tipo de coisa hoje em dia é até crime”.

 O projeto de lei que prevê a inclusão do nome social de pessoas trans em crachás e documentos de identificação foi colocado em trâmite e ainda será votado. O vereador acredita que não será difícil de ser aprovado, “mas é no momento da votação do projeto é que vamos ver quem é quem na câmara”, completou. 

Confira o vídeo do discurso e do desmaio do vereador.


Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais