Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Pesquisa Instituto FSB: Lula tem 44%; Bolsonaro 31%; Ciro 9%
Imagem: Edilson Dantas (Agência O Globo) / Caio Guatelli (AFP)

Pesquisa Instituto FSB: Lula tem 44%; Bolsonaro 31%; Ciro 9%

Pesquisa aponta também que as medidas econômicas adotadas pelo governo seguem reduzindo o pessimismo dos brasileiros em relação a inflação, mas ainda não foi suficiente para aumentar o otimismo em relação a economia geral


Por Erick Funes

O Instituto FSB divulgou nesta segunda-feira (25) uma pesquisa eleitoral para presidente da República.

Segundo a pesquisa, a maioria do eleitorado brasileiro, cerca de 54%, já percebeu a mudança no preço do combustível e está ciente sobre o aumento do Auxílio Brasil para R$600,00, mas, mesmo a PEC Emergencial e a redução no preço dos combustíveis, ainda não foram suficientes para uma provável mudança no jogo eleitoral.

Nas últimas três rodadas da pesquisa, Lula, que oscilava para baixo, cresceu 3 pontos percentuais nas últimas duas semanas e atingiu 44% das intenções de voto no 1º turno. Ele foi o único candidato a se movimentar fora da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais.

Jair Bolsonaro ficou praticamente estável, em comparação com a última pesquisa, com 31%, e oscilação de 1 ponto percentual para baixo em relação há duas semanas.

Quanto a uma simulação de segundo turno, o cenário permanece igual em comparação com a última pesquisa divulgada. Nela, Lula oscilou de 53% para 54%. Já Bolsonaro passou de 37% para 36%.

A pesquisa apresentou também que as medidas econômicas adotadas pelo governo seguem reduzindo o pessimismo dos brasileiros em relação a inflação, mas ainda não foi suficiente para aumentar o otimismo em relação a economia geral: 60% dos eleitores acham que o país está em crise e com dificuldade para se recuperar.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2mil pessoas entre os dias 22 e 24 de julho. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05938/2022.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais