Carregando...

Política

Imagem: Divulgação / Seapa

Privatização da Ceasa será discutida na Assembleia Legislativa

Audiência pública será realizada, na tarde desta segunda-feira, na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social

Por João Henrique do Vale

Os deputados estaduais vão discutir, nesta segunda-feira, a privatização das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas). Entre os assuntos que serão debatidos em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, estão as possíveis consequências para a agricultura familiar, os pequenos produtores rurais e a população mineira.

O governo federal pretende fazer ainda este ano um leilão para a venda da empresa, com lance mínimo que seria de R$ 253 milhões. O valor está entre os questionamentos dos deputados contra o processo de privatização.

Segundo o site do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, a Ceasaminas é uma sociedade de economia mista, na qual a União detém 99,67% das ações com direito a voto.

A Ceasaminas iniciou a operação em 1974, tendo sido repassada para o governo federal em 2000, após negociação com governo estadual, e incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND).Já em 2017, foi inserida no atual Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), tendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passado a conduzir o processo de contratação de estudos técnicos para a privatização, estes já concluídos.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais