Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Projeto que congela IPVA em Minas é aprovado na ALMG
Imagem: Clarissa Barçante / ALMG

Projeto que congela IPVA em Minas é aprovado na ALMG

A votação aconteceu mesmo com uma determinação da Justiça para suspender a análise da proposição antes do projeto de Recuperação fiscal


Por João Henrique do Vale

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira, o projeto de lei que congela a tabela de cálculo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A votação aconteceu mesmo com uma decisão judicial que determinou a suspensão da análise, até que seja analisada a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal. 

A proposta do projeto de lei 3.278/2021 é de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB). O texto prevê que a tabela de referência dos valores dos veículos, nacionais e importados, novos e usados, para fins de cálculo do IPVA, relativa ao ano de 2020, ficará congelada a partir da publicação da lei. A proposição foi aprovada por 55 votos a favor. Também foi aprovada a redação final do projeto e, agora, ele poderá ser enviado a sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).

Determinação judicial 

A votação aconteceu mesmo com uma decisão judicial que determinou a suspensão da análise do projeto. A Justiça acatou o pedido a Advocacia Geral do Estado (AGE)

A decisão foi lida em plenário, no início da tarde desta quarta-feira, pelo deputado Guilherme da Cunha (Novo). O presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), afirmou que ainda não foi notificado. Por causa disso, por volta das 12h30, determinou a continuidade da análise ao projeto. 

A pauta do Legislativo estava "travada" por causa do Projeto de Lei 202/2019, que autoriza o governo a aderir o Regime de Recuperação Fiscal. Porém, após reunião entre líderes partidários na ALMG, o projeto de lei do IPVA foi colocado para análise.

A votação da pauta será possível devido a um acordo entre líderes da ALMG sobre votações online e procedimentos para projetos em regime de urgências. As mudanças, segundo a casa, consideram o surgimento da variante ômicron. Segundo o acordo, "proposições com caráter de urgência aferido pelo Colégio de Líderes serão incluídas na ordem do dia, para votação em turno único, em reunião extraordinária convocada para essa finalidade".

Colunistas

Carregando...


Saiba mais