Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Quem é Fuad Noman, candidato à reeleição para a Prefeitura de BH pelo PSD
Imagem: 98 Live/Youtube

Quem é Fuad Noman, candidato à reeleição para a Prefeitura de BH pelo PSD

Atual prefeito de BH foi eleito como vice de Alexandre Kalil em 2020 e assumiu a prefeitura dois anos depois


Por Redação

Atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman é um economista que já passou por cargos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Nascido em BH em 30 de junho de 1947, o candidato de 77 anos acumula passagens pelo Banco Central do Brasil, Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional.

Fuad também foi secretário da Fazenda durante o primeiro mandato de Aécio Neves como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2007, e secretário de Transporte e Obras Públicas no segundo mandato, de 2007 a 2010. 

Na administração do governador Antonio Anastasia, Noman foi secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos. De 2017 a 2020, foi nomeado secretário de Fazenda de Belo Horizonte, durante a administração de Alexandre Kalil.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, Fuad foi eleito vice-prefeito ao lado de Kalil e passou a assumir a chefia do Executivo municipal em 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo de prefeito da capital para se candidatar ao governo de Minas Gerais. Agora, o atual prefeito tenta a reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). Também fazem parte da coligação os partidos PRD, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Avante e Agir.

Diagnóstico 

Em julho deste ano, Fuad anunciou que foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um câncer que tem origem nas células do sistema linfático. O prefeito de BH revelou que já havia iniciado o tratamento, tendo passado inclusive por uma cirurgia, e que não pretendia fazer nenhuma mudança na rotina de atividades como prefeito e na campanha à reeleição.

Conheça as propostas de Fuad Noman 

Fuad Noman foi entrevistado na série A BH que Queremos, da Rede 98, pouco antes de oficializar a candidatura à reeleição. Na ocasião, ele afirmou que esperava o apoio de Alexandre Kalil – que, mais tarde, se manifestou a favor de Mauro Tramonte – e detalhou suas propostas para a cidade.

Leia também: 'Kalil no Republicanos não significa uma ruptura na nossa relação', diz Fuad

Caso seja reeleito, o atual prefeito da capital mineira pretende ampliar o projeto Estamos Juntos, que reintegra pessoas em situação de rua à sociedade. "A gente leva as pessoas para o abrigo, elas são avaliadas e aquelas que têm melhor potencial a gente começa a treinar e ressocializar", disse. 

Ele comentou ainda sobre a polêmica envolvendo a construção de uma ciclovia na avenida Afonso Pena, no Centro da capital. Fuad explicou que fez o que estava determinado no Plano Diretor da cidade, aprovado na Câmara Municipal de BH.

"Precisa se entender os motivos que essa ciclovia foi feita. Ela foi feita pois está exatamente como no Plano Diretor, com aquele desenho. Não fui eu que inventei aquele traçado. Quando eu vi a reação, vi que a população não estava satisfeita, eu suspendi a obra", comentou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais