Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Renovação na Câmara de BH foi menor em número, mas perfil político se mantém
Imagem: Reprodução/Instagram.com

Renovação na Câmara de BH foi menor em número, mas perfil político se mantém

PT e PL aumentam em número de cadeiras, mas vereadores eleitos confirmam a tendência dos partidos do Centrão


Por Marcelle Fernandes

Numa apuração apertada, que finalizou após as 22h, 41 vereadores foram definidos para ocupar a Câmara Municipal de BH na noite deste domingo (6) de eleições municipais na capital mineira.

Dos atuais parlamentares que se candidataram em 2024, 23 foram reeleitos e 18 não conseguiram seguir no cargo, o que corresponde a uma renovação de 43,9%, que indica queda de novatos eleitos para o Legislativo. No pleito de 2020, os novos vereadores representaram 58,5% dos eleitos.

Segundo o cientista político Rodrigo Lopes, muitos candidatos eleitos em 2020 já não disputaram em 2024 porque ocupavam outros cargos, seja como suplentes ou em secretarias. Porém, a distribuição dos perfis políticos dos eleitos se mantém.

"As cadeiras do PT e PL ganham mais força, sobretudo considerando os partidos que orbitam essas duas legendas, mas não consigo afirmar que houve mudança do perfil do eleitor, se comparado com a última eleição", explica.

Rodrigo Lopes afirma que a renovação se manteve no padrão e que a baixa taxa de novatos ainda não reflete uma mudança significativa de um pleito para o outro. "Viemos de uma mudança na máquina administrativa, se compararmos com 2012 e 2014, e existe a tendência de uma parte de eleitorado buscar um discurso mais acirrado, seja de esquerda ou de direita, e de outra fatia buscar um discurso mais moderado. E é isso que vimos ontem com a divisão de partidos que foi definida para a Câmara.”

Os eleitos para fiscalizar os trabalhos da próxima gestão e criar, aprovar ou rejeitar projetos de lei do Executivo irão receber como remuneração salarial R$ 18.402,02 durante o mandato.

Candidatos à prefeitura

O percentual de candidatos que não retornam para a Câmara da capital considera a saída do presidente da casa, Gabriel Azevedo (MDB), que tentou a prefeitura, mas foi derrotado, e Álvaro Damião (União Brasil) que é candidato a vice do atual prefeito Fuad Noman (PSD), que disputa o segundo turno com o deputado estadual Bruno Engler (PL).

Principal aliado do deputado federal Nikolas Ferreira, o candidato a vereador Pablo Almeida (PL) bateu o recorde de Duda Salabert (PDT), que foi candidata à prefeitura, e alçou a posição de vereador mais votado da história em Belo Horizonte neste domingo.

Confira a lista completa dos eleitos:

PL
Pablo Almeida
Vile
Uner Augusto
Claudio do Mundo Novo
Sargento JalysonMarilda Portela

PT
Pedro Rousseff
Dr Bruno Pedralva
Luiza Dulci
Pedro Patrus

NOVO
Fernanda Pereira Altoé
Marcela Trópia
Braulio Lara

PSOL
Iza Lourença
Cida Falabella
Juhlia Santos

PP
Professora Marli
Tileléo

REPUBLICANOS
Irlan Melo
Osvaldo Lopes
Arruda

PODEMOS
Lucas Ganem
José Ferreira Projeto Ajudai
Professor Juliano Lopes

PRD
Wanderley Porto
Dra Michelly Siqueira

PSD
Helinho da Farmácia
Helton Junior
Maninho Félix

SOLIDARIEDADE
Rudson Paixão
Diego Sanches

DC
Flávia Borja

AVANTE
Juninho Los Hermanos

PV
Wagner Ferreira

MDB
Loíde Gonçalves
Cleiton Xavier

PC DO B
Edmar Branco

PDT
Bruno Miranda

UNIÃO
Janaina Cardoso

CIDADANIA
Leonardo ngelo da Itatiaia

MOBILIZA
Neném da Farmácia

Colunistas

Carregando...


Saiba mais