A campanha eleitoral paulista mais acirrada da história cravou a vitória de Ricardo Nunes (MDB) nas eleições municipais de 2024. Com 89,78% das urnas apuradas na noite deste domingo (27/10), por volta de 18h40, Nunes foi reeleito com 59,56% dos votos válidos, aproximadamente 980 mil votos a mais que Guilherme Boulos (PSOL), candidato que foi a preferência de 40,44% do eleitorado paulista.
O resultado que reelegeu o emedebista já havia sido previsto por todos os institutos de pesquisa na fase final da campanha. Nunes (29,48%) ficou empatado com Boulos (29,07%) no primeiro turno. Na reta final da campanha, o psolista havia diminuído a diferença na preferência dos votos sobre Nunes, principalmente entre jovens, baixa renda e petistas, e os eleitores que votaram no ex-coach Pablo Marçal no primeiro turno, cenário que criou uma expectativa de virada.
Votaram nulo 6,76% dos eleitores da capital, enquanto os votos em branco ou nenhum somaram 3,66%.
Nunes disputou a reeleição pela ampla coligação de partidos da direita, Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pode, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União), e recebeu apoios oficiais do atual governador paulista, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ricardo Nunes é o terceiro prefeito reeleito em São Paulo após a criação da lei que permitiu um novo mandato dos atuais chefes do Executivo municipal, de 1998. O primeiro prefeito reeleito foi Gilberto Kassab, em 2008, e o segundo foi Bruno Covas, em 2020.
Quem é Ricardo Nunes, prefeito reeleito de SP
Ricardo Nunes é o atual prefeito de São Paulo e assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas, em 2021, do qual era vice-prefeito. O emedebista tem 56 anos, nasceu em São Paulo (SP), tem nível superior incompleto, é empresário e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Em 2012 e 2016, foi eleito vereador do município.