Candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Correia disse que pretende formular um novo contrato com as empresas de ônibus e, também, que é a favor da implementação da tarifa zero a médio prazo na cidade. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (11), durante a série de sabatinas promovida pela rádio 98.
“Não é uma promessa, mas estamos estudando a possibilidade de termos tarifa zero a médio e longo prazo. Como seria isso? Modificação na lei federal, onde o vale-transporte que é pago individualmente possa ser pago pelo empresário para um fundo. Esse fundo daria em torno de 60% a 65% do valor do transporte. Com mais alguma coisa você pode chegar a uma proposta de tarifa zero com ônibus de qualidade. Isso é uma meta”, disse.
Ele também garantiu que pretende implementar assim que iniciar o seu mandato a tarifa zero aos finais de semana. Ele criticou o atual modelo do preço das tarifas de ônibus: “Não dá pra ter subsídio e aumento de passagem”.
O petista também propõe uma revisão no atual contrato de concessão do serviço de transporte público da cidade. “Esse contrato, ninguém aguenta até 2028. Fui em um ponto de ônibus com a Bella [Gonçalves] para escutar as pessoas e não há um elogio (...) Nós vamos propor aos empresários um novo contrato. Se eles toparem, melhor. Vou fazer uma comissão com empresários, usuários do transporte e técnicos, vamos fazer uma equipe para estudar esse contrato”, declarou.
'Eu sou a favor de municipalizar o Anel'
Rogério Correia falou dos projetos dele em relação ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O candidato disse que, caso eleito, deve pedir mais apoio do Governo Federal para que obras sejam realizadas na via.
"Eu já falei com o presidente Lula, nós precisamos de sete viadutos, tem que vir mais recursos. Fazendo essa obra, eu sou a favor de a prefeitura assumir, de municipalizar o Anel. Aí fica para a gente cuidar, como se fosse uma avenida da cidade", declarou.
Assista a entrevista na íntegra:
BH Que Queremos
A 98 realiza, até 17 de setembro, a série de sabatinas BH Que Queremos com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. A ideia é que todos tenham a oportunidade de compartilhar propostas e soluções em saúde, educação, mobilidade e cultura para a capital mineira.
As sabatinas vão ao ar às 11h, no Central 98 2ª edição. Confira a agenda de sabatinas da 98:
Quinta-feira, 12 de setembro - Mauro Tramonte (Republicanos)
Sexta-feira, 13 de setembro - Bruno Engler (PL)
Segunda-feira, 16 de setembro - Gabriel Azevedo (MDB)
Terça-feira, 17 de setembro - Duda Salabert (PDT)