Rogério Correia assumiu a "recuperação" do hospital Risoleta Neves caso seja eleito prefeito de Belo Horizonte. Candidato do PT à Prefeitura de BH, Correia foi o entrevistado desta quarta-feira (11) no Central 98. A questão da saúde foi um dos pontos abordados com o candidato, que apontou as filas e a situação do hospital como problemas.
"Nós vamos ter que salvar um hospital fundamental, que é o Risoleta Neves. Está à beira de falir, nós não vamos deixar fechar. Já pensou o Risoleta fechado?", pontuou Rogério. Segundo o candidato, o atendimento no hospital está "estrangulado" e parte da solução passa pela postura da gestão municipal.
"A prefeitura não tem a responsabilidade de centralizar o problema da saúde em BH, então ela fala: 'esse é um problema do governo federal', 'esse é um problema do estado'. Não, esse é um problema da cidade. Então o prefeito tem que chamar os governos estadual e federal e pensar como nós vamos resolver esse gargalo", defendeu.
Problema das filas
O candidato do PT apontou ainda outro problema da saúde em BH: as filas de espera. "Especialmente para exames, para consulta especializada e para cirurgia. São milhares de pessoas na espera da fila de cirurgia. E também são muitas, são centenas de milhares de filas para exames e atendimento especializado, então nós temos que enfrentar o problema", pontuou.
Rogério defendeu que a solução passa por dois pontos: melhores condições para médicos especialistas e convênios com hospitais. Para isso, a intenção do candidato do PT caso seja eleito é aderir ao Programa Mais Acesso a Especialistas, do governo federal.
"Isso significa que você vai ter condições de pagar melhor médicos especialistas, trazê-los para BH e também fazer convênios, esse é o segundo ponto, com hospitais que atendem o SUS, principalmente 100% SUS", afirmou.
Assista a entrevista completa abaixo:
BH Que Queremos
A 98 realiza, até 17 de setembro, a série de sabatinas BH Que Queremos com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. A ideia é que todos tenham a oportunidade de compartilhar propostas e soluções em saúde, educação, mobilidade e cultura para a capital mineira.
As sabatinas vão ao ar às 11h, no Central 98 2ª edição. Confira a agenda de sabatinas da 98:
Quinta-feira, 12 de setembro - Mauro Tramonte (Republicanos)
Sexta-feira, 13 de setembro - Bruno Engler (PL)
Segunda-feira, 16 de setembro - Gabriel Azevedo (MDB)
Terça-feira, 17 de setembro - Duda Salabert (PDT)