O favoritismo do atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), na corrida pela Prefeitura da capital gaúcha foi confirmado neste domingo (27): ele foi reeleito no segundo turno das eleições municipais com 61, 53% dos votos, contra 38,47% de sua rival, Maria do Rosário.
Com 95,14% das urnas apuradas, o emedebista teve 61,57% dos votos válidos (375.298 votos ao todo) e teve a vitória confirmada. Ele venceu a deputada federal Maria do Rosário (PT), que recebeu 38,43% dos votos antes da conclusão da apuração das urnas.
A vice eleita é a militar Betina Worm, estreante na política e indicada pelo PL de Jair Bolsonaro.
Após primeiro turno marcado por oito candidaturas, o cenário em Porto Alegre mudou pouco na reta final da campanha, com o atual prefeito liderando as intenções de voto desde as primeiras pesquisas com eleitores da capital.
Durante sua campanha rumo à reeleição, Melo contou com apoio discreto, porém polêmico, do governador do Rio do Grande do Sul, Eduardo Leite, e concentrou sua estratégia na gestão da capital gaúcha durante as enchentes que assolaram o Estado em abril deste ano, e dos ciclones extratropicais que têm atingido a Região Sul neste início de semestre.