Carregando...

Política

Imagem: Marcello Casal Jr / Agencia Brasil

Tanqueiros de Minas reduzem pela metade distribuição de combustíveis nos postos

Medida foi anunciada nesta quinta-feira (9) pelo presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes

Por Lucas Rage e João Henrique do Vale

Os tanqueiros de Minas Gerais reduziram em 50% a distribuição de combustíveis pelo estado. Medida foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo presidente do SindTanque/MG, Irani Gomes.

Segundo ele, o movimento será normalizado apenas após encontro entre representantes da categoria e o governo de Minas Gerais, previsto para a próxima terça-feira (14). A reunião vai discutir as alíquotas do ICMS que incidem no óleo diesel e demais combustíveis. (Veja o vídeo)


Os tanqueiros de Minas aderiram à paralisação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que interditaram rodovias pelo Brasil na quarta e quinta-feira. Hoje, caminhoneiros desocuparam as vias, a pedido do próprio Presidente da República.

Governo se posiciona

Procurado pela Rede 98, o governo de Minas Gerais confirmou o encontro agendado para terça-feira (14) e esclareceu que as alíquotas do ICMS dos combustíveis do Estado não passaram por alterações recentes.

Veja o histórico de aumentos do ICMS dos combustíveis em MG:

- Gasolina (passou de 29% para 31% em janeiro de 2018)

- Etanol (de 14% para 16% em janeiro de 2018)

- Diesel (de 12% para 15% em janeiro de 2012)

 O Governo esclarece ainda que os últimos reajustes nos valores dos combustíveis não se devem ao ICMS cobrado pelo Estado, mas, sim, à política de preços adotada pela Petrobras.

Sobre a possibilidade da redução de alíquotas do ICMS, o Governo explicou que é necessário, primeiro, uma autorização unânime do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “Na última reunião com representantes do Sindtanque, ficou decidido que a reivindicação da entidade seria apresentada ao Confaz como, de fato, o foi, em julho último. Porém, o pedido foi rejeitado pelo Conselho, formado pelas Secretarias de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal”, completou.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais