Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Vereador de São Paulo tenta proibir pix na capital
Imagem: Reprodução / Banco Central

Vereador de São Paulo tenta proibir pix na capital

Modalidade de pagamento seria responsável pela disparada de sequestros relâmpago, segundo Marcelo Messias (MDB)


Por Estadão Conteúdo

O PIX pode ser proibido em São Paulo, capital. Pelo menos se depender do vereador Marcelo Messias (MDB).

Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal da cidade propõe proibir o envio e recebimento de dinheiro via a plataforma, sob multa diária de R$ 10 mil para as instituições financeiras.

Segundo Messias, o sistema de transferência fez “explodir” o número de sequestros relâmpagos na cidade. O parlamentar sugere que as contas vinculadas a agências bancárias da capital voltem a dispor apenas de TED e DOC.

Segundo o projeto protocolado por Messias, “a instantaneidade do PIX não traz necessariamente benefício algum aos paulistanos, mas apenas aos bancos".

O projeto precisa correr pelas comissões da Câmara, antes de ser votado pelos vereadores; não há previsão ainda para que isso aconteça.

Pix é aprovado pela maioria dos brasileiros

Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada em dezembro do ano passado mostra que o pix é aprovado por 85% dos brasileiros. A partir de dados coletados pelo Ipespe, o levantamento mostra que a aprovação é maior entre pessoas mais jovens, ficando acima de 95% entre pessoas até 44 anos. Entre quem tem 60 anos ou mais, a aceitação fica na casa dos 65%. Nesse recorte etário se concentra a maior taxa de rejeição do serviço: 22%.

No fim do ano passado, o Banco Central mudou algumas regras do pix com o objetivo de ampliar a segurança das transações. No caso de instituições financeiras identificarem uma conta suspeita, usada para receber transferências, esta poderá ser suspensa - bloqueado o recebimento de depósitos - por até 72 horas. Antes, ainda em outubro, o BC limitou transações noturnas entre pessoas físicas via PIX a até R$ 1 mil.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais