Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, o senador Carlos Viana (Podemos) afirmou que, se for eleito, pretende voltar com os cobradores para os ônibus da capital. A promessa foi feita nesta segunda-feira (9/9), durante a sabatina promovida pela rádio 98, no programa Central 2ª Edição.
"Houve uma sobrecarga sobre os motoristas, que além de embarcar pessoas com deficiência, também precisam cobrar passagem e dar troco. Custa muito pouco, diante do subsídio que a prefeitura deu, trazer de volta nove mil cobradores de ônibus para facilitar a vida do motorista e das pessoas com deficiência", afirmou.
Ele também criticou o atual modelo de concessão do transporte público da cidade.
"Quem manda em BH são as empresas de ônibus. A cidade deu quase R$ 1 bilhão para as empresas, elas compraram ônibus novos, ficaram mais ricas e o serviço continua ruim. Nos últimos 10 anos, o número de viagens diminuiu quase 50%.Nós vamos sentar com as empresas e vai ser a PBH que vai determinar o que fazer e quais os itinerários. Vamos aumentar o número de suplementares bairro a bairro, vamos trazer vans para atender a população bairro a bairro", defendeu Viana.
Metrô de BH
O senador destacou também a articulação que fez para viabilizar a Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte, entre o bairro Calafate e a região do Barreiro, prevista para ser entregue em 2028.
"As empresas de ônibus não queriam o metrô. Eu, como senador, consegui R$ 2,8 bilhões para o metrô de Belo Horizonte. Tentamos resolver esse problema junto ao governo do estado por dois anos, não tivemos resposta. O ex-ministro da Economia Paulo Guedes aprovou, o ex-presidente Bolsonaro autorizou e ficou oito meses parado aqui, na gaveta de um secretário", contou Viana.
"Quando o PT ganhou as eleições, a concessionária queria devolver, pois ficou com medo de não receber. Fui ao vice-presidente Geraldo Alckmin que entrou em contato com a empresa e eles mantiveram a concessão. Se a gente passa a ter o metrô, a gente passa a poder replanejar a cidade", completou.
BH Que Queremos
A 98 realiza, até 17 de setembro, a série de sabatinas BH Que Queremos com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. A ideia é que todos tenham a oportunidade de compartilhar propostas e soluções em saúde, educação, mobilidade e cultura para a capital mineira.
As sabatinas vão ao ar às 11h, no Central 98 2ª edição. Nesta terça-feira (9), será entrevistado o atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD). Confira a agenda de sabatinas da 98:
Terça-feira, 10 de setembro - Fuad Noman (PSD)
Quarta-feira, 11 de setembro - Rogério Correia (PT)
Quinta-feira, 12 de setembro - Mauro Tramonte (Republicanos)
Sexta-feira, 13 de setembro - Bruno Engler (PL)
Segunda-feira, 16 de setembro - Gabriel Azevedo (MDB)
Terça-feira, 17 de setembro - Duda Salabert (PDT)