Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Zema lidera corrida para o Governo de Minas nas eleições de 2022
Imagem: Governo de Minas / Divulgação

Zema lidera corrida para o Governo de Minas nas eleições de 2022

Governador do estado é seguido por Alexandre Kalil com grande vantagem, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira


Por Marcello Oliveira

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) lidera a pesquisa para o governo de Minas nas eleições de 2022 realizada pelo DataTempo/Cp2 ,e divulgada pelo jornal O Tempo nesta quarta-feira (28). Encabeçando a lista dos mais cotados para o governo, Zema pode começar a corrida ao Palácio Tiradentes com larga vantagem.

Os números colhidos entre os dias 17 e 20 de julho mostram que o governador teria hoje mais do que o dobro das intenções de voto do segundo colocado na disputa, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). 

No levantamento, que incluiu 12 pré-candidatos, o governador aparece com 46,2%. Em segundo, Kalil registra 18,8%. Na terceira posição, bem distante dos dois, está o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que soma 3,5%. Ele está empatado tecnicamente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que aparece com 3% das intenções de voto. Neste cenário, os outros candidatos, somados, alcançam 8,5%. Na lista estão, por exemplo, os empresários Salim Mattar (presidente da Localiza, de aluguel de veículos) e Rubens Menin (presidente da construtora MRV), o presidente da Assembleia de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB). Os eleitores que consideram votar em branco ou anular o voto em 2022 somam 9,3%. Os que não souberam ou não responderam são 10,5%.

O DataTempo/CP2 também simulou um outro cenário, com apenas quatro candidaturas. Nessas condições, Romeu Zema aparece com 50,2%, enquanto Alexandre Kalil soma 23,9%. O terceiro colocado, bem atrás, seria Reginaldo Lopes, com 4,8%, com Áurea Carolina (PSOL) aparecendo em seguida, com 3,7%. Os eleitores que, com esta lista de quatro candidatos, optariam hoje por um voto em branco ou optariam por anulá-lo são 9,8%. Os que não souberam ou não responderam são 7,5%.



Colunistas

Carregando...


Saiba mais