Redação

  1. Notícias
  2. Redação
  3. Comerciantes avaliam o fechamento da rua Sapucaí aos domingos
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH

Comerciantes avaliam o fechamento da rua Sapucaí aos domingos

A iniciativa, que faz parte do programa "Centro de Todo Mundo", da PBH, passa a valer já neste domingo


Por Hélcio Mendes Júnior

Comerciantes da rua Sapucaí, no Bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte, avaliam como positiva, a iniciativa da prefeitura de BH de fechar a via aos domingos, para transforma-la em uma espaço de cultura, gastronomia e lazer. A interdição começa neste final de semana e ocorrerá entra o viaduto Santa Tereza e a Avenida Francisco Sales.

Proprietário do Xangô Bar, na rua Sapucaí, o comerciante João Pinheiro, aprova totalmente o projeto. Para ele, o fechamento da Sapucaí fomenta ainda mais o circuito boêmio e gastronômico que caracteriza a cidade de BH, além de promover um espaço pra prática de lazer e esportes. 

Para Pinheiro, a proibição da circulação de automóveis aos domingos, também aumenta a segurança do local, "a medida que o trânsito de pessoas é grande na rua Sapucaí, e essa disputa de espaço com os carros gera risco de acidentes". 

O sócio proprietário do "Botequim Sapucaí" e da "Pizzaria Panorama", que também ficam na Sapucaí, pensa parecido. Na opinião dele, a novidade parece positiva para o comércio local e também para a cidade, na medida em que a criação de um espaço público, traz mais visibilidade para a região. 

Mas, apesar de aprovar a inciativa, o comerciante, que também é morador do bairro Floresta, faz uma ressalva. Segundo ele, é preciso mais diálogo entre a prefeitura e a população, para não pegar de surpresa, nem os comerciantes, nem os moradores da região, que estão preocupados principalmente com o barulho, a limpeza e a segurança do local. 

O fechamento da rua Sapucaí faz parte do programa Centro de Todo Mundo, lançado esta semana pela Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com o executivo municipal, o programa tem o objetivo de qualificar a região central da capital, aumentando oportunidades de moradia, trabalho e lazer. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais