O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins passou a exigir o comprovante de vacina aos passageiros que chegam do exterior diretamente no terminal mineiro. A informação foi confirmada pela BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, que destacou que a função está a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A reportagem procurou a Anvisa, mas a agência não nos retornou para detalhar como está orientando os passageiros que pousam em Confins vindos de outros países.
As companhias aéreas, por sua vez, foram responsabilizadas a exigir o comprovante de vacina ainda na origem do passageiro, no momento do check-in.
Atualmente, o aeroporto de Confins opera voos internacionais apenas para a Cidade do Panamá, pela Copa Airlines e para a Lisboa, pela TAP.
Desde 14 de dezembro, brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que viajaram para o exterior e não apresentarem comprovante de vacinação deverão comprovar o teste de Covid-19 e fazer quarentena de cinco dias, que somente se encerrará com novo teste negativo.
O ministro do STF, Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (15) que o controle do comprovante de vacinação contra a Covid de viajantes que quiserem entrar no Brasil deve ser feito pelas companhias aéreas no momento do embarque.