Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Anvisa adia decisão sobre autoteste de Covid-19 e cobra mais informações do Governo
Imagem: Myke Sena/MS

Anvisa adia decisão sobre autoteste de Covid-19 e cobra mais informações do Governo

O adiamento foi determinado por quatro votos a 1


Por João Henrique do Vale

A decisão sobre o autoteste da Covid-19 foi adiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em reunião, realizada nesta quarta-feira, os diretores da agência decidiram, por 4 votos a 1, solicitar mais informações ao Ministério da Saúde antes de definir sobre os exames que poderão ser realizados em casa pela população. 

Os diretores afirmam que a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde à Agência na última sexta-feira (14/1) “não cumpre todos os requisitos inerentes a uma política pública”. A Anvisa já tinha encaminhado ao Ministério da Saúde um pedido de esclarecimentos adicionais

Na análise, os diretores ressaltaram a importância dos chamados autotestes para a ampliação do acesso da população à testagem, mas reiteraram que o pedido do Governo Federal não atende todos os requisitos inerentes a uma política pública.  Diligências adicionais serão realizadas pela Anvisa e a votação deve ser retomada dentro de 15 dias. 

O autoteste tem método similar ao dos testes de antígeno, feito em farmácias brasileiras, e o diagnóstico sai em torno de 15 minutos. O autoteste é autorizado em países como os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais