Carregando...

Saúde

Assembleia vai destinar recursos da Vale para produção de vacina Covid da UFMG

Informação foi divulgada pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus; segundo ele, recurso será retirado de acordo de reparação da Vale com o governo de MG, por Brumadinho

Por Lucas Rage e Lucas Ragazzi

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai destinar recursos para a produção da vacina contra a Covid-19, que vem sendo desenvolvida pela UFMG em parceria com o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

A notícia foi divulgada pelo presidente da Casa, deputado estadual Agostinho Patrus (PV).

Pelo Twitter, Patrus afirmou que o repasse vai partir do acordo da Vale com o Governo de Minas Gerais, em reparação pelo Crime Ambiental de Brumadinho. Ainda segundo o presidente da Assembleia, a estimativa é que o repasse seja feito ainda este ano, para que o desenvolvimento da vacina não pare.

"Queremos que o repasse seja feito ainda este ano para dar continuidade a este estudo tão importante para Minas e para o país. A vacina é a nossa solução para reduzir o sofrimento das pessoas, garantir o retorno seguro das atividades econômicas e assegurar, acima de tudo, a vida", afirmou Patrus, pelo microblog.

Estudo avança

O estudo da vacina mineira concluiu a fase de prova conceito com “resultados bastante animadores”, afirmou a Fiocruz na segunda-feira (12).

Segundo os pesquisadores, a vacina não apenas protegeu os camundongos usados na prova de conceito, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.

A pesquisa agora seguirá nos estudos pré-clínicos, com testes em macacos, considerados fundamentais para que se possa avançar em direção aos testes clínicos, em humanos.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais