Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. BH confirma três casos da variante ômicron
Imagem: Tomaz Silva / Agência Brasil

BH confirma três casos da variante ômicron

Infectados vieram da África do Sul e Moçambique


Por Victor Duarte

Três casos da variante ômicron da Covid-19 foram confirmados em Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado

Segundo Machado, os casos confirmados são um casal que veio da África do Sul e uma mulher que chegou de Moçambique, ambos países do continente africano. A idade dos contaminados não foi divulgada. 

“Não temos circulação comunitária em Belo Horizonte, os casos todos vieram de fora, mas isso é uma questão de tempo e inevitavelmente isso vai acontecer. O que a gente não sabe é, caso haja uma disseminação dessa cepa, como será o comportamento dela enfrentando uma população tão vacinada como é a de Belo Horizonte”, disse. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) emitiu uma nota em que confirma que, dos cinco casos suspeitos, três foram confirmados na capital, a partir de sequenciamento feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os casos são considerados leves e os pacientes estão em isolamento domiciliar. 

O órgão informou que outros dois casos suspeitos serão analisados e a previsão de resultado é de cinco a sete dias úteis.

Além destes, a SES-MG monitora outros três casos, que apesar de não serem classificados como suspeitos, devido à vigilância estabelecida no estado, teriam as amostras sequenciadas por causa do histórico de viagens para os Estados Unidos e Itália, e por terem testado positivo para covid-19 e apresentado sintomas leves até 14 dias do retorno para o Brasil.

Dois destes casos já tiveram as amostras analisadas e foi confirmada a detecção da variante Delta no caso com passagem pela Itália e em um dos casos com passagem pelos EUA.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais