Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. BH inicia a semana com dois dos três índices da pandemia de covid-19 no verde
Imagem: Arte/Reprodução da internet

BH inicia a semana com dois dos três índices da pandemia de covid-19 no verde

Na última sexta ´número médio por infectado já estava abaixo de 1,00 e agora foi a vez da ocupação de leitos de enfermaria cair para a faixa de controle


Por Marcello Oliveira

O boletim epidemiológico da prefeitura de Belo Horizonte apresentou excelentes notícias, nesta segunda-feira (26) com queda considerável em todos os índices da pandemia na capital. A transmissão média por infectado com covid-19 segue caindo e zona verde há quadro dias, o que significa que está numa faixa de controle da disseminação do vírus, mas para confirmar essa tendência, o índice tem de permanecer nesta faixa por 14 dias. Mas o informe epidemiológico traz também queda na ocupação dos leitos de UTI e de enfermarias exclusivas para covid-19.

Na terapia Intensiva, a ocupação foi de 58,2% na sexta (23) para 57,7% nesta segunda (26), ainda na zona amarela, a intermediária. A ocupação de leitos de enfermaria caiu de 52% no boletim anterior para 44,7% hoje, entrando na zona verde. Vale lembrar que com a diminuição na demanda por internações por covid-19, vários leitos exclusivos para a doença foram desmontados na cidade.

O combo de boas notícias no boletim é completado pela transmissão por infectado na cidade, que estava em 0,98 no último boletim, agora caiu para 0,90, se consolidando na zona verde, considerada de controle. Isso significa que cada 100 infectados, transmite o vírus para outras 90 pessoas, revelando que a pandemia agora segue ritmo decrescente na capital.

Os números de novos casos e de óbitos preocupam muito por estarem muito altos. De sexta até hoje foram registrados 1466, novos casos de covid-19 em BH e 30 pessoas morreram no mesmo período.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais