Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Butantan solicita registro da única vacina de dose única contra a dengue no mundo
Imagem: Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Butantan solicita registro da única vacina de dose única contra a dengue no mundo

Instituto encaminhou à ANVISA os documentos para aprovação da vacina


Por Otávio Rezende*

A ciência no Brasil segue avançando e apresentando ótimos resultados. Nesta segunda-feira (16/12), o Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os últimos documentos necessários para a aprovação da vacina Butantan-DV, a primeira do mundo contra a dengue aplicada em uma única dose.

Caso a vacina seja aprovada, o instituto terá condições de produzir um milhão de doses no próximo ano e outras 100 milhões de doses que poderão ser entregues nos anos de 2026 e 2027. As informações encaminhadas pelo Butantan detalham os processos de fabricação da vacina, demonstrando como os testes de formulação e envase cumprem os requisitos da agência.

Durante as fases de ensaio clínico, a vacina mostrou eficácia de 79,6% para prevenir casos de dengue sintomática e 89% de eficácia contra dengue grave e dengue com sinais de alarme.

Com a aprovação da produção, o Butantan deve enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos. Depois disso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) vai analisar a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.

Com informações da Agência Brasil

*Estagiário sob supervisão do editor João Renato Faria

Colunistas

Carregando...


Saiba mais