Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Com a alta de casos Covid, Prefeitura não descarta adotar medidas restritivas em BH
Imagem: Victor Duarte / Rede 98

Com a alta de casos Covid, Prefeitura não descarta adotar medidas restritivas em BH

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Jackson Machado, Comitê vai avaliar números da pandemia até a quarta-feira (26) para definir próximos passos


Por Lucas Rage e Victor Duarte Campos

A Prefeitura de Belo Horizonte não descarta adotar, mais uma vez, medidas restritivas de combate à Covid-19 no município. Informação foi compartilhada pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jackson Machado Pinto, em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (21).

“A última coisa que queremos é adotar medidas restritivas no município”, informou Dr. Jackson. Segundo ele, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai acompanhar os indicadores da pandemia em BH, e pode se posicionar sobre o tema na próxima quarta-feira (26). Entre os pontos de atenção estão a volta às aulas e o início do Campeonato Mineiro.

Doutor Jackson Machado elevou ainda o alerta para a sobrecarga no sistema de saúde de BH, principalmente devido à alta de casos da variante Ômicron — menos letal mas extremamente infecciosa. “É importante que as pessoas mantenham o uso de máscaras, a lavagem de mãos, o álcool em gel, a etiqueta para a tosse” afirmou o secretário. 

"É importante que a população não aglomere, nas próximas duas semanas", pediu o médico. "Se você tiver com sintomas leves, febre baixa, coriza, não busque um atendimento. Fique em casa, tome um antitérmico", completou.

Jackson apontou ainda a situação crítica dos profissionais de saúde de BH — atualmente, 1,4 mil deles estão afastados devido à Covid-19. “Estamos tendo problema, não só com a contaminação dos profissionais de Saúde, mas de equipes-meio, responsáveis pela contratação desses profissionais” afirmou. Segundo o secretário, 1.310 profissionais foram contratados, para repor essa defasagem. Entretanto, a substituição das equipes leva tempo.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais