Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. COVID-19: Falta de vacinas para crianças atrapalha avanço na campanha
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

COVID-19: Falta de vacinas para crianças atrapalha avanço na campanha

Prefeitura de Belo Horizonte admite estoque mínimo de imunizantes da Pfizer


Por Déborah Lima

A vacinação de crianças a partir de 5 anos tem sido travada pela falta de imunizantes. A Rede 98 tem recebido diversos relatos de que, em Belo Horizonte, pais levam crianças para se vacinar contra a COVID-19 e, ao chegar no posto de saúde, não tem doses disponíveis.

Em relato mais recente, nesta terça-feira (14), um avô levou o neto de 5 anos a dois centros de saúde (Havaí e Palmeiras), e em ambos recebeu a mesma informação: a vacina pediátrica está em falta.

Segundo dados da Prefeitura de BH, 82,5% da população residente na capital entre 5 e 11 anos se vacinaram com a 1ª dose, já com a segunda, apenas 57,1% garantiram a imunização.

A reportagem da Rede 98 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou estoque mínimo da Pfizer, e aguarda envio de novas doses para distribuição nos pontos de vacinação.

A última remessa recebida pelo município foi em 27 de maio, quando foram enviadas 3 mil doses. 

Vale lembrar que as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que as distribuem aos Estados que por sua vez as repassam aos municípios. Até então, a prefeitura disse que a Secretaria de Estado de Saúde ainda não deu previsão para envio de vacinas.

“A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo os imunizantes sejam entregues”, acrescentou.

A reportagem também entrou em contato com a SES-MG e Ministério da Saúde e não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Coronavac

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, crianças com idade acima de 5 anos podem tomar a Coronavac, cujos estoques estão abastecidos em Belo Horizonte.

Mesmo assim, a prefeitura não explicou o porquê desses imunizantes não estarem disponíveis em todos os postos para aplicação infantil.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais