Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Em BH, Queiroga descarta perda de dados da vacinação após ataque ao ConecteSUS
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em BH, Queiroga descarta perda de dados da vacinação após ataque ao ConecteSUS

Ministro da Saúde assegurou que dados de vacinação estão armazenados em servidores da pasta, e serão restabelecidos à população


Por Lucas Rage e João Henrique do Vale

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados da vacinação contra a Covid-19 no Brasil não foram perdidos após um ataque hacker à plataforma ConecteSUS, ocorrido na manhã desta sexta-feira (10).

O chefe da pasta falou sobre o caso durante agenda em Belo Horizonte, e afirmou que o Ministério da Saúde tem todo o material armazenado em seus servidores. Ainda segundo ele, o registro de vacinações será resgatado e colocado à disposição da sociedade.

O grupo hacker invadiu os sistemas do Ministério da Saúde na manhã desta sexta-feira. Além de retirar o site do ar, criminosos roubaram 50 terabytes de informações referentes à vacinação de brasileiros. Por causa da invasão, o aplicativo ConecteSUS deixou de apresentar os comprovantes de vacina em sua plataforma.

 Agenda em BH

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está em Belo Horizonte para conhecer o Programa de Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura para obras em unidades básicas de saúde. Ele é acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde, Doutor Jackson Machado.

 “Eles estão querendo incorporar o programa de reconstrução de unidades básicas de saúde. Entregamos 27 unidades básicas de saúde. Em janeiro de 2017, fizemos um levantamento que mostrou que dois terços das unidades deveriam ser reconstruídas. Não conseguiremos reconstruir 100 unidades de saúde devido ao tempo. Mas certamente, 50 estarão prontas. O que é certeza de um salto nos serviços de saúde de BH”, afirmou Jackson Machado.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais