Dois dos três indicativos da pandemia de covid-19 em Belo Horizonte seguem caindo. Foi o que mostrou o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital na noite desta terça-feira (15). O único indicativo que apresentou alta foi a ocupação de leitos de UTI, que permanece na zona de alerta. A ocupação de leitos de enfermaria apresentou queda e neste caso pelo sexto dia seguido. Já a transmissão do vírus por infectado também segue caindo, se mantendo na zona de controle.
Na terapia Intensiva, a ocupação foi de 73,4% na segunda-feira (14) para 74,5% nesta terça-feira (15). Com isso, o indicativo permanece na zona vermelha, de alerta máximo.
A ocupação nas enfermarias caiu mais uma vez e foi de 55,2% no boletim anterior para 53,2% hoje, mas se mantendo no nível amarelo, de atenção.
A transmissão por infectado na cidade, que no último boletim estava em 0,94, caiu mais um pouco chegando em 0,93 e se consolida no nível verde, considerado uma zona de controle da transmissão local do coronavírus, há 15 dias. Isso significa que cada 100 infectados, transmite o vírus para outras 93 pessoas, revelando que a transmissão já está em um nível de na cidade, uma vez que ele está nessa condição mais favorável há mais de duas semanas.
Os números de novos casos e de óbitos, porém, ainda preocupam muito por estarem muito altos. Em 24 horas, foram registrados 1.286 novos casos de covid-19 em BH e 51 pessoas morreram no mesmo período.