Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Índices da pandemia voltam a cair em BH
Imagem: Arte/Reprodução da internet

Índices da pandemia voltam a cair em BH

Transmissão média por infectado e ocupação de leitos de enfermaria estão em nível de controle e ocupação de UTI segue em nivel amarelo, mas com tendência de queda


Por Marcello Oliveira

O boletim epidemiológico da prefeitura de Belo Horizonte apresentou excelentes notícias nesta quarta-feira (28) com queda considerável em todos os índices da pandemia na capital. A transmissão média por infectado com covid-19 voltou a cair e se mantendo na zona verde há seis dias, o que significa que está numa faixa de controle da disseminação do vírus, mas para confirmar essa tendência, o índice tem de permanecer nesta faixa por 14 dias. Mas o informe epidemiológico traz também queda na ocupação dos leitos de UTI e de enfermarias exclusivas para covid-19.

Na terapia Intensiva, a ocupação foi de 57,9% na terça (27) para 57,7% nesta quarta (28), ainda na zona amarela, a intermediária. A ocupação de leitos de enfermaria caiu de 46,5% no boletim anterior para 45,9% nesta quarta, entrando na zona verde. Vale lembrar que com a diminuição na demanda por internações por covid-19, vários leitos exclusivos para a doença foram desmontados na cidade.

O combo de boas notícias no boletim é completado pela transmissão por infectado na cidade, que estava em 0,91 no último boletim, agora caiu para 0,89, se consolidando na zona verde, considerada de controle. Isso significa que cada 100 infectados, transmite o vírus para outras 89 pessoas, revelando que a pandemia agora segue ritmo decrescente na capital.

Os números de novos casos preocupam por estar muito alto. Em 24 horas foram registrados 799, novos casos de covid-19 em BH. O boletim epidemiológico desta quarta veio com o número total de óbitos menor do que o apresentado no boletim anterior, provavelmente por um erro ao lançar os dados. A prefeitura ainda não se manifestou sobre isso.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais