O município de Mário Campos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, suspendeu a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (23), após uma pane na câmara conservadora, onde ficam armazenadas as vacinas contra a doença. O problema aconteceu na sala de vacinação do Núcleo Ampliado Saúde da Família e pode ter causado a perda de 611 doses de imunizantes, entre vacinas da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.
De acordo com o consultor jurídico da prefeitura, Márcio Grossi, o problema foi notado pela equipe na manhã desta quarta-feira.
“Os funcionários notaram que o equipamento estava emitindo um som e este som só acontece quando a câmara conservadora está com problemas na temperatura. Com isso, foi verificado que as vacinas - que deveriam estar refrigeradas entre dois e oito graus - estavam acondicionadas a 25 graus”, afirmou.
A Prefeitura de Mário Campos acionou a Polícia Militar, a Polícia Civil e comunicou o fato à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). As doses foram remanejadas para outro refrigerador.
“As doses ainda não foram periciadas para saber se estão realmente perdidas e estamos aguardando uma orientação do estado, que fará uma análise técnica dos imunizantes”, afirmou Grossi.
Márcio Grossi informou, ainda, que a Prefeitura está estudando a possibilidade de vigilância 24 horas por dia na sala de vacinas, para evitar que o problema se repita no município.