A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) vai aumentar a testagem da Covid-19 nos municípios afetados pelas fortes chuvas das últimas semanas. A informação foi divulgada pelo secretário Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (13).
A preocupação, segundo Baccheretti, é que o convívio entre os desabrigados possa gerar um surto do vírus nas cidades atingidas.
O secretário enfatizou que Minas está trabalhando para evitar o ocorrido na Bahia, estado que também foi fortemente castigado pelos temporais no final de 2021. “Após as chuvas, a Bahia enfrentou surto de Influenza e covid entre a população desabrigada”, lembrou.
Desde quarta-feira (12), a SES/MG iniciou a distribuição de um total de 1 milhão e 81 mil testes rápidos para detecção de antígeno Covid-19, sendo 966.245 destinados aos municípios de Minas Gerais e 115.445 para a população quilombola.
Minas Gerais tem 374 municípios mineiros em situação de emergência devido às intensas chuvas das últimas semanas. Desde o início do período chuvoso, em outubro de 2021, 25 pessoas morreram, 26.492 ficaram desalojadas e 4.047 desabrigadas.
Com informações da Agência Minas